CONHEÇA TODOS OS NOSSOS DESTINOS NO RIO GRANDE DO SUL

 

AMETISTA DO SUL


Conhecida como a capital mundial da pedra ametista, Ametista do Sul leva esse nome por causa das atividades envolvendo esse mineral. Nessa localidade o turista tem a oportunidade de conhecer um garimpo em funcionamento, tendo acesso a todo o processo da retirada de um geodo até sua extração. Alguns dos atrativos visitados são: a Igreja São Gabriel, revestida com mais de 40 toneladas de pedra ametista, a Pirâmide Esotérica, o Restaurante Subterrâneo, a Vinícola Ametista e o passeio do Trenzinho Das Pedras.

ARROIO DO MEIO


Localizado no Vale do Taquari, Arroio do Meio é um destino que une aconchego e muitas belezas naturais, ideal para quem busca tranquilidade e sossego. O Morro Gaúcho é um dos principais cartões postais de Arroio do Meio , seguido do Morro São José e da histórica Ponte de Ferro. Ainda, existem inúmeros empreendimentos turísticos abertos o ano todo, localizados na área urbana e rural. A cidade conta com excelentes bares e restaurantes que valorizam a culinária local e servem ótimos pratos.

BENTO GONÇALVES


Bento Gonçalves proporciona experiências turísticas diferenciadas através de novas vivências, aliadas ao conforto dos hotéis e pousadas, com uma deliciosa culinária, inúmeros roteiros e rotas turísticas para todas idades durante todo ano. Bento é o berço da vitivinicultura do Brasil, sendo reconhecido como a ‘Capital Brasileira da Uva e do Vinho’. Destaca-se por ser o primeiro e mais importante destino enoturístico do Brasil, oferecendo ao visitante a contemplação da paisagem vitivinícola e farta gastronomia italiana.

CAMBARÁ DO SUL


Um verdadeiro paraíso em meio às montanhas gaúchas, Cambará do Sul possui um dos mais belos cenários do país. Seus famosos e magníficos cânions são capazes de deixar qualquer um deslumbrado, junto com suas florestas de araucárias e pinheiros, trilhas geladas e belas cachoeiras que atraem turistas com espírito mais aventureiro em todas as épocas do ano. A Sequoia Lunar é uma atração da praça central, reconhecida pela NASA como uma das mudas de sementes que integraram a missão à Lua.

CANELA


Canela é uma cidade turística da Serra Gaúcha e possui uma ótima infraestrutura, com belos hotéis e charmosas pousadas tanto na cidade como na área rural. Bares, restaurantes, cafés e lojinhas compõem a oferta turística. A Catedral de Pedra, de estilo gótico, com 12 sinos de bronze, fica na frondosa praça principal da cidade, a Praça Matriz. Na área rural estão algumas das mais conhecidas atrações, como o Parque do Caracol, Bondinhos Aéreos, a Skyglass, Parque Terra Mágica Florybal, entre tantas outras.

CARLOS BARBOSA


Carlos Barbosa é conhecido no Estado pela sólida economia, alicerçada no setor industrial, na produção de talheres, calçados, esquadrias de madeira, móveis, leite e derivados. A principal festividade é a Festiqueijo, que atrai visitantes de todas as localidades. Possui uma rica história, construída do encontro das etnias italiana, alemã, suíça, francesa, polonesa e luso-brasileira. Os principais pontos turísticos são: Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe de Deus, Parque da Estação, Passeio de Trem - Maria Fumaça, Morro Calvário e Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

CAXIAS DO SUL


Caxias do Sul está localizada no coração da Serra Gaúcha, na região turística da Uva e do Vinho. Possui características da colonização italiana num ambiente tradicionalista gaúcho e é a segunda maior cidade do Rio Grande do Sul, repleta de atrações urbanas e rurais. Em Caxias do Sul é possível visitar vinícolas, castelos, cachoeiras, museus, grutas e cânions. Também se pode vivenciar o tradicionalismo gaúcho e italiano, unidos às belas paisagens do sul e a excelente culinária. Imagem: Prefeitura de Caxias do Sul.

DERRUBADAS


Em Derrubadas localiza-se o atrativo de maior representatividade da Região Celeiro, o Salto do Yucumã - maior salto longitudinal do mundo com 1.800 metros de extensão. Ele está localizado no interior do Parque Estadual do Turvo, uma das mais importantes Unidades de Conservação do RS. O município possui diversos atrativos como cafés-coloniais, cachaçaria, moinho de milho tocado com a força da água e orquidários. Também é possível desfrutar de dois balneários e apreciar o encanto de belíssimas cachoeiras.

DOIS IRMÃOS


Dois Irmãos é uma cidade que faz parte da região metropolitana de Porto Alegre e tem cerca de 30.000 habitantes. Ficando a apenas 52 quilômetros da capital gaúcha, pertence a Rota Romântica e é muito conhecida pela hospitalidade de seu povo. Lá, você encontrará ótimos pontos turísticos, entre eles, a Paróquia São Miguel, a Praça do Imigrante, museus, monumentos e inúmeras cachoeiras. No contexto histórico foi colonizada por alemães e recebeu esse nome por conta de dois morros gêmeos situados na entrada da cidade.

ENCANTADO


O município de Encantado, localizado na parte alta do Vale do Taquari, desperta para o turismo com a inauguração do monumento Cristo Protetor. A estátua mede 43,5 metros de altura no total, sendo assim, a maior do mundo. Os principais pontos turísticos são: Igreja Matriz São Pedro, Cristo Protetor, Parque Multiesportivo, Casa de Cultura, Escadaria de Azulejos, Lagoa da Garibaldi, além de diversos empreendimentos privados que unem a boa gastronomia e belas paisagens às margens do Rio Taquari.

ESTRELA


Estrela localiza-se entre a BR-386 e Rota do Sol (RST-453). Colonizada por germânicos, tem na Maifest - com Festival do Chucrute e Parkchoppfest - e o Natal em Estrela seus principais eventos. A culinária é bem diversificada, o turista encontrará desde o tradicional churrasco gaúcho, até as delícias da cozinha alemã. No turismo, se destaca com o Roteiro Delícias da Colônia, que é destaque em razão da variedade de atrações. Na economia o setor primário destaca-se com a produção de leite, como 8º maior produtor do Brasil.

FLORES DA CUNHA


Flores da Cunha é um berço da cultura italiana na Serra Gaúcha. A “Terra do Galo”, como é conhecida, repleta de vinícolas e belos atrativos naturais, é a maior produtora de vinhos do Brasil. A cidade com arquitetura européia possui praças arborizadas e uma igreja imponente com sua torre de pedras com 55m de altura. O vale do rio das Antas é recortado por belas estradas, trilhas, cascatas e mirantes com belos visuais. Os pontos turísticos dividem-se em atrações urbanas, vinícolas, atrações do interior e roteiros organizados.

GARIBALDI


O município de Garibaldi é a capital brasileira dos espumantes. Situada na Serra Gaúcha, Garibaldi foi colonizada por imigrantes italianos, tendo em sua área central alguns casarões históricos e vinícolas, responsáveis por atrair turistas durante o ano todo. As cantinas familiares e vinícolas oferecem visitação, onde os turistas podem conhecer a história, o processo de engarrafamento, degustar e adquirir os produtos. No verão o que encanta os olhares são os parreirais de uvas carregados e as paisagens ficam lindas!

GRAMADO


Gramado e sua posição de destaque entre os destinos de inverno brasileiros são inegáveis. Influenciada pelos colonos alemães, a cidade possui um toque bávaro com chalés alpinos, chocolateiros e lojas de artesanato. Gramado é também conhecida pelas suas exibições de luzes de Natal e pelas hortênsias em flor na primavera. Um ponto fenomenal é o Lago Negro que disponibiliza alugueres de barcos e caminhadas na floresta, enquanto as montanhas da Serra Gaúcha possuem trilhos de caminhada e de alpinismo.

GUAPORÉ


Guaporé é o destino ideal para o turismo de compras, cultura e aventura. Localizada no limite do Vale do Taquari e Serra Gaúcha, a cidade polo da indústria de jóias e de lingerie, também é conhecida como a capital da hospitalidade. Nos atrativos turísticos, destacamos o Cristo do Morro do Galon, a Praça Vespasiano Corrêa, a Igreja Matriz Santo Antônio, o Museu Municipal, além do Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro e do passeio incrível no Trem dos Vales, que passa pela Ferrovia do Trigo, atravessando túneis e viadutos.

IMBÉ


Localizada no litoral norte, a Praia de Imbé atrai veranistas e turistas o ano todo. Alguns pontos turísticos são o Museu de Ciências Naturais do Ceclimar, a Ponte Giuseppe Garibaldi e a Barra de Imbé, um ótimo local para curtir no final da tarde e assistir aos botos que ajudam os pescadores na captura das tainhas. Outro atrativo é o Hotel Fazenda Figueiras, considerado um dos melhores hotéis de lazer do litoral gaúcho, onde o turista encontra tranquilidade, descanso e conforto junto à natureza, além da excelente gastronomia oferecida.