CONHEÇA TODOS OS NOSSOS DESTINOS NO RIO GRANDE DO SUL
IRAÍ
A beleza natural de Iraí encanta à primeira vista. A natureza privilegia moradores, visitantes e turistas com magníficas paisagens. Além disso, o município é repleto de história e misturas culturais, que fazem deste um lugar único. O pequeno município no Norte gaúcho é conhecido pela riqueza de sua água, sendo a segunda melhor água mineral do mundo em propriedades terapêuticas e medicinais. Dentre os principais atrativos está o Balneário Oswaldo Cruz, destino ideal para quem busca saúde, diversão e lazer. Imagem: Prefeitura de Iraí.
IVOTI
Localiza-se próximo da serra gaúcha e da região metropolitana, é um município encantador, de belas paisagens. Nele, conservam-se o charme de uma pequena cidade interiorana, com ruas e praças floridas, construções antigas que se mesclam às atuais e presença do dialeto alemão, além da presença da cultura japonesa. Dentre os principais atrativos turísticos estão o Museu da Colônia Japonesa, as Cachaçarias, a Queijaria Nova Alemanha, as Praças, o Belvedere e a Igreja Matriz. Imagem: Prefeitura de Ivoti.
JAGUARÃO
Jaguarão, conhecida como Cidade Heroica, está localizada no extremo sul do país e faz fronteira com o Uruguai. Além de ser um destino turístico de compras, a arquitetura eclética é destaque no centro da cidade, com prédios coloridos e preservados, sendo mais de 300 construções, todas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Existem diversos atrativos, como o Cais do Porto e a Ponte Internacional Barão de Mauá, a Casa de Cultura, o Museu, além de várias Igrejas e Praças históricas.
LAJEADO
É a capital do Vale do Taquari, o município de Lajeado está localizado às margens do Rio Taquari e atrai inúmeros turistas durante o ano todo com seus atrativos e empreendimentos turísticos. Os principais pontos de visitação são o Jardim Botânico, Parque Histórico, Igreja Matriz Santo Inácio de Loyola, Parque Municipal Professor Theobaldo Dick, entre outros. Cabe destacar os passeios de barco Cisne Branco que ocorrem em datas especiais, sendo uma atração diferenciada na região. Imagem: Internet
MACHADINHO
O município de Machadinho está situado na região nordeste do Estado do Rio Grande do Sul e possui uma economia alicerçada na agropecuária. A colonização desse município é predominantemente italiana, encontrando-se também descendentes de poloneses e alemães. Atualmente Machadinho é conhecido como a terra das águas termais, sendo o Machadinho Thermas Resort SPA um dos principais atrativos turísticos. Em meio a natureza, o local possui piscinas internas e externas com água termal direto da fonte.
MARQUES DE SOUZA
Em Marques de Souza a paisagem logo encanta a quem chega: de um lado é delineada pelo Rio Forqueta; do outro as verdes montanhas. A exuberância da natureza é complementada pela cultura dos colonizadores alemães e italianos, facilmente percebida na arquitetura, nos sotaques e na culinária. Eventos únicos e importantes ocorrem no município, como a tradicional Festa da Bergamota e o Filó Italiano, que impressionam pela receptividade e a gastronomia. O município é conhecida como a capital dos campings.
MORRO REUTER
Morro Reuter é um pequeno município, localizado próximo a Dois Irmãos, que foi colonizado por imigrantes alemães, integrante da Rota Romântica. Localiza-se entre a Serra e a Região Metropolitana e é conhecida como a Capital Nacional da Lavanda.
Os seus principais pontos turísticos são o Belvedere, o Caminho das Serpentes Encantadas, a Reserva Ecológica Picada Verão, os Ateliers Flávio Scholles, Edelweiss e Anelise Bredow, armazéns em estilo enxaimel, os lavandários, além das lindas praças e igrejas. Imagem: Prefeitura de Morro Reuter
NOVA PETRÓPOLIS
Nova Petrópolis, o Jardim da Serra Gaúcha se destaca por seu paisagismo nos parques e praças, com jardins floridos e o casario em estilo enxaimel alemão, oferecendo belos cenários aos visitantes. Entre os principais pontos turísticos podemos destacar o parque Aldeia do Imigrante, a Praça das Flores e o Labirinto Verde. A gastronomia também é um dos destaques, com vários restaurantes especializados na culinária italiana e alemã, além de cafés coloniais com muita fartura. Imagem: Prefeitura de Nova Petrópolis.
PELOTAS
O município de Pelotas, conhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro, está localizado na região Sul do estado. Conhecido pelo seu conjunto histórico e tradição doceira, oferece aos turistas diversos atrativos, boa gastronomia e muita história.
Suas misturas de culturas, influências e cores inspiram um cenário único na Região da Costa Doce, conferindo ao espaço uma atmosfera de inovação, criatividade e diversão, que mescla passado, presente e futuro em uma combinação que adoça a vida dos pelotenses e de todos os visitantes do local.
PORTO ALEGRE
A capital dos gaúchos, Porto Alegre, tem como principais pontos turísticos o Mercado Público, os museus de arte e história e a da Orla do Guaíba trazendo um pôr do sol espetacular. Na área esportiva, os estádios de futebol, Arena do Grêmio e Beira Rio do Internacional, são destaques, recebendo visitantes de todas as localidades. Os parques e praças, são dignos de cartão postal. É existente também do turismo rural e roteiros turísticos, bem como o turismo náutico que está presente nos passeios diários no Cisne Branco.
RESTINGA SECA
Restinga Seca, localizada na região central do estado, tem sua história ligada à antiga Estação Férrea, hoje restaurada. O turismo vem sendo impulsionado pelas Termas Romanas, o mais novo parque termal, situado no distrito de Recanto Maestro, único Parque Termal no Brasil com águas naturalmente salgadas e quentes, com propriedades medicinais. As águas termais são distribuídas em várias piscinas e ambientes com ofurôs e toboáguas.
Já o Resort Termas Romanas tem capacidade para receber até 1.432 hóspedes.
RIO GRANDE
Está localizada na margem Sul do estuário que conduz ao oceano as águas da imensa Laguna dos Patos. A cidade possui um vasto Centro Histórico com tradição pesqueira, com inúmeras construções históricas, museus e antigas praças. Alguns dos pontos turísticos são: os Molhes da Barra, o Porto Velho e o Porto Novo, o Super Porto, a Lagoa dos Patos, a Praia do Cassino, considerada a maior praia do mundo, a Estação Ecológica do Taim, o Navio Encalhado, igrejas, restaurantes, entre outros. Imagem: Prefeitura de Rio Grande.
SANTA CLARA DO SUL
Uma experiência para aguçar todos os sentidos em meio à tranquilidade e simplicidade do interior, com muita fartura em sua gastronomia, belezas naturais, estufas de flores, sustentabilidade e vivências nos empreendimentos turísticos.
Santa Clara do Sul, conhecida como Cidade das Flores e da Agroecologia, está localizada no Vale do Taquari e é o destino ideal para quem busca o contato com a natureza e as belíssimas flores nos jardins. O município dispõe de Roteiros Turísticos, Cicloturisticos e de Caminhadas.
SANTO ÂNGELO
Faz parte dos Sete Povos das Missões e foi colonizado pelos padres jesuítas. O turismo do município é caracterizado pela parte cultural, usando a história jesuítica guarani ao seu favor. Tem como atrativos naturais a cascata do Comandaí e a cascata do Itaquarinchim, além de atrativos históricos, como: a Catedral Angelopolitana, as Ruínas dos Sete Povos das Missões, os Museus Municipais Dr. José Olavo Machado e Guarani das Missões, o Memorial Coluna Prestes e o Museu Ferroviário.
SÃO FRANCISCO DE PAULA
Localiza-se entre a Serra Gaúcha e os Campos de Cima da Serra, no caminho entre Gramado e os Cânions do RS. O município é sinônimo de conexões verdadeiras com a natureza, proporcionadas por experiências em lugares fantásticos, como as exuberantes cachoeiras que embelezam as paisagens da sua zona rural. Os principais atrativos são o Lago São Bernardo, a Igreja Matriz São Francisco de Paula, a Livraria Miragem, o Mátria Parque das Flores, O Parque das Oito Cachoeiras e a Reserva Ecológica Terra do Sempre.
SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
Fundada pelos padres Jesuítas as Ruínas de São Miguel das Missões são um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Sul. O conjunto foi o único que restou da antiga redução jesuítica de São Miguel Arcanjo, parte dos Sete Povos das Missões, localizada no Noroeste Gaúcho. Declarado Patrimônio Mundial pelo UNESCO, desde 1983, o Sítio Arqueológico de São Miguel faz parte do roteiro internacional Iguassu-Missiones. É considerado um dos principais vestígios do período das Missões Jesuíticas dos índios Guarani em todo o mundo.
TORRES
Torres está situado ao norte do litoral do estado e possui as praias mais bonitas do RS. A paisagem se destaca por ser a única praia do Rio Grande do Sul em que sobressaem paredões rochosos à beira-mar e por contar com a Ilha dos Lobos, que é a única ilha marítima do litoral gaúcho, servindo de refúgio para lobos e leões marinhos. É importante ressaltar o Festival de Balonismo, que é o maior da América Latina e costuma acontecer em datas próximas à Páscoa, atraindo milhares de turistas. Imagem: Prefeitura de Torres.
TRÊS COROAS
O município de Três Coroas está localizado no Vale do Paranhana e seus primeiros colonizadores foram os imigrantes alemães. É considerado o maior destino de aventura do Sul do Brasil, contando com três parques de natureza exuberante.
Três Coroas oferece um serviço de alto padrão, conforto, segurança e diversão em total harmonia com a Mata Atlântica em um dos mais lindos rios de corredeira do Brasil. No Rafting é possível encontrar uma das mais incríveis, divertidas e inesquecíveis experiências.